quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Qualidade do ensino do Estado do Acre mais uma vez é destaque no ENEM

93% das escolas acreanas melhoraram na prova objetiva e 60% melhoraram na média global
A qualidade do ensino público do Estado do Acre mais uma vez é destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Prova disso, foi o resultado do Exame divulgado nesta segunda-feira, 12. Dentre os bons resultados apresentados está o da curva ascendente de desempenho das escolas públicas acreanas, que tem se mantido ao longo dos anos em relação à média das escolas públicas do país;  outro dado foi à elevação da média geral dos estados; e ainda,  a elevação da nota específica de cada escola com a média de pontuação do estado de 522 pontos, sendo a média nacional 537.
Outra informação relevante é que 93% das escolas acreanas melhoraram na prova objetiva e 60% melhoraram  na média global. Criado com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, com participação voluntária dos concluintes ou egressos do ensino médio, o ENEM, a partir de 2009 passou a ter novos objetivos, como o acesso ao ensino superior, a certificação de jovens e adultos no ensino médio, a revisão curricular do ensino médio, que serve de subsídios para as políticas educacionais em todos os níveis.
Segundo o Secretário de Estado de Educação e Esporte (SEE), Daniel Zen, no Acre, o compromisso do governo do Estado é garantir o acesso e a permanência de todos na escola, independentemente do local de moradia ou condição socioeconômica. O que levou a SEE a oferecer programas inovadores como o Asas da Florestania, que tem como objetivo garantir que os adolescentes e jovens da zona rural e locais de difícil acesso possam cursar e concluir o ensino médio.
Ainda segundo, Daniel Zen, “ao se analisar os resultados das avaliações externas realizadas pelo MEC, percebe-se que o Acre apresenta resultados consistentes na Prova Brasil, no SAEB e no ENEM ao longo dos anos. Diferentemente de muitos estados, cujos resultados oscilam, no caso do Acre, o desempenho dos alunos apresenta uma linha ascendente positiva em todas as avaliações”, revela.
O acesso ao ensino superior em parte das universidades públicas do país provocou o crescimento no número de alunos participantes do ENEM em 2010, com uma elevação superior a 800 mil inscritos em relação ao exame de 2009.
A SEE se antecipou as mudanças propostas pelo MEC no ensino médio e no ENEM e elaborou a sua proposta curricular e planejou as formações oferecidas aos professores ao longo de 2010 e 2011. É visando também elevar a qualidade das escolas de ensino médio que a Secretaria pretende iniciar agora em outubro a discussão com todas as escolas da proposta de educação integral, como um novo patamar de ensino a ser oferecido a todos os alunos.
Se em 2005 o Acre ocupava no IDEB a 15ª posição na 4ª série/5º ano, em 2009 passou a 10.a. Já em relação a 8ª serie/9º ano em 2005 ocupava a 4ª posição, em 2009 manteve a 4ª. No Ensino Médio, em 2005 o estado encontrava-se na 9ª posição e em 2009 na 7ª posição.
Para a coordenadora de Ensino Médio da SEE, Ligia Carvalho, o Acre conseguiu apresentar bons resultados no ENEM graça aos investimentos que estão sendo feitos no sistema de ensino visando melhorar a qualidade do ensino. “Os resultados do Exame Nacional apontam que o Acre alcançou média superior a média Brasil, isso nos mostra que estamos que estamos no caminho certo”, finalizou.