segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Matemático dá 48% de chances de título ao Corinthians e 31% ao Vasco

Liedson comemora o gol que deu a vitória ao Corihthians sobre o Avaí, no domingo
Novo líder e com praticamente todos os rivais na reta final brigando apenas para fugir do rebaixamento, o Corinthians tem 48% de chances de alcançar o título do Campeonato Brasileiro de 2011. Pelo menos é esta a avaliação do matemático Tristão Garcia após o fim da 32ª rodada, que vê o segundo colocado Vasco com 31%. Ambos somam 58 pontos, com os paulistas tendo uma vitória a mais como vantagem.

Mais atrás, mas ainda no páreo, aparecem Botafogo e Fluminense, respectivamente com 12% e 5% de chances de chegarem ao estrelato. Os alvinegros do Rio de Janeiro estão em terceiro na tabela, com 55 pontos, enquanto que os tricolores aparecem com 53. Flamengo (52), Internacional (51), São Paulo (50) e Figueirense (50) têm irrisório 1% de possibilidade.

Embora futebol esteja longe de ser uma ciência exata, a questão é matemática e leva em conta, por exemplo, os adversários que estes times terão pela frente até o final do Nacional. E neste ponto o Corinthians leva vantagem, ao menos em teoria, já que o jogo contra o desesperado Avaí acabou sendo uma verdadeira batalha vencida com gol em que a bola sequer balançou a rede.
Mas dos seis times que o clube paulista ainda tem em seu caminho, quatro deles brigam desesperadamente contra a degola, enquanto que o Vasco, rival mais próximo, terá embates contra dois rivais estaduais - o que já dá muito mais peso ao confronto - que brigam diretamente pelo título, Botafogo e Fluminense, e com outro que visa a vaga na Libertadores, caso do Flamengo.

Veja as chances de título segundo o matemático Tristão Garcia e os rivais dos 4 primeiros até o fim:Corinthians 48% de chances
Ainda pega:Atlético-PR (F)
Atlético-MG (C)
Ceará (F)
Atlético-MG (C)
Figueirense (F)
Palmeiras (C)

Vasco31% de chances
Ainda pega:Santos (F)
Botafogo (C)
Palmeiras (F)
Avaí (C)
Fluminense (F)
Flamengo (C)

Botafogo
12% de chances

Ainda pega:Figueirense (C)
Vasco (F)
América-MG (F)
Internacional (C)
Atlético-MG (F)
Fluminense (C)

Fluminense12% de chances

Ainda pega:Internacional (F)
América-MG (C)
Grêmio (C)
Figueirense (F)
Vasco (C)
Botafogo (F