quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Jorge Viana é a maior expressão política do Acre diz Pesquisa

.
O governador Tião Viana vem em segundo lugar e o senador Sérgio Petecão fica na terceira colocação. O deputado Flaviano Melo aparece em quarto lugar na pesquisa
Depois de concorrer a governador em 1990, cumprir um mandato de prefeito, dois de governador e se eleger o senador mais votado da última eleição, Jorge Viana se configura como a maior expressão de liderança política no Acre, segundo os números apurados pela pesquisa do Instituto Data Control.

O senador Jorge Viana é citado de maneira absoluta por 33,2% dos entrevistados como o político de maior destaque no Estado. Também de maneira expressiva em relação aos demais citados, aparece o governador Tião Viana, em segundo lugar, com 16,4%.

A pesquisa ainda aponta o senador do PSD, Sérgio Petecão, com 3,8% das citações, o deputado Flaviano Melo, do PMDB, com 2,6%, Gladson Cameli, do PP, com 2,4%, Perpétua Almeida, do PCdoB, com 1,7% e Marcio Bittar, do PSDB, com os mesmo 1,7%.

A novidade da pesquisa é a ex-senadora do Acre, Marina Silva, que mesmo estando sem mandato e distante do eleitorado local, ainda foi lembrada por 1,2%. Marina Silva, segundo especulações, até mudou o seu domicílio eleitoral para fundar um novo partido. O prefeito Raimundo Angelim também é citado por 0,9% dos entrevistados, com a mesma pontuação do senador Aníbal Diniz.

O ex-governador Binho Marques aparece com 0,7%. Os deputados estaduais Edvaldo Souza (0,5%), Astério Moreira (0,2%) e Élson Santiago (0,2%) também surgem com suas modestas citações. A deputada federal Antônia Lúcia, igualmente, tem 0,2%. A pesquisa ouviu 422 entrevistados nos dias 14 e 15 de dezembro e sua margem de erro é de 4% para mais ou para menos. Seu intervalo de confiança é de 95%.

Senador também é o parlamentar acreano com maior destaque em Brasília

O Acre tem uma representação política de 11 parlamentares em Brasília e, entre eles, quem mais se destaca é o senador Jorge Viana (PT). Esta é a conclusão a que chegou a pesquisa encomendada pelo jornal A TRIBUNA ao Instituto Data Control.

Os pesquisadores foras às ruas nos dias 14 e 15 deste mês e perguntaram quem mais se destaca, entre os parlamentares do Acre, na atuação política no Congresso Nacional. Segundo a pesquisa, o senador Jorge Viana ganha disparado dos demais membros da bancada do Acre. Ele é citado por 10,7% dos entrevistados, o que lhe confere o primeiro lugar.

Em segundo lugar está o senador Sérgio Petecão (PSD), reconhecido por 3,6% dos pesquisados como um parlamentar de bom desempenho, mas muito longe do primeiro colocado, que é o senador petista.

Já o deputado Flaviano Melo (PMDB) também é lembrado pela pesquisa e aparece na terceira colocação, com 1,7% das citações. Mas Flaviano Melo não está sozinho neste patamar, pois o mesmo 1,7% das citações é um número também angariado por mais dois deputados: Gladson Cameli (PP) e Perpétua Almeida (PCdoB).

O senador Aníbal Diniz (PT), apesar de noviço no mandato, também não faz feio e aparece bem: ele é citado por 1,4%, seguido do deputado Marcio Bittar (PSDB) com 1,2%. Mais dois deputados federais receberam citações, apesar de modestas. Sibá Machado e Antônia Lúcia foram lembrados por apenas 0,2% dos entrevistados.

O nível de informação das atividades da bancada acreana em Brasília, no entanto, é preocupante, pois 77,7% não conseguiram destacar nenhum dos parlamentares. A pesquisa ouviu 422 eleitores e tem uma margem de erro 4%. atribuna