terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Recursos do BNDES asseguram obras de Saneamento Básico para municípios do Acre.


Roberta Marisa (Assessoria Depasa)
O Governo do Estado se prepara para investir recursos da ordem de R$ 275 milhões em obras de saneamento básico em diversos municípios acreanos. As obras referem-se à ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 16 municípios.
Com recursos provenientes do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), vai atender aproximadamente 115 mil habitantes com captação e tratamento de água. Outras 140 mil pessoas serão beneficiadas com sistema de esgotamento sanitário.
O investimento será direcionado aos serviços de captação de água bruta, adutora, Estação de Tratamento de Água; rede coletora de esgoto, estações de elevatórias de esgoto e linhas de recalque e Estação de Tratamento de Esgoto.
No interior do estado, a maioria da população dispõe de sistemas individuais de tratamento de esgoto primário, como fossa-filtro, fossa-sumidouro ou somente sumidouro (poço que recebe o esgoto in natura), o que não garante o funcionamento com qualidade.
Com ações voltadas para o desenvolvimento econômico e a manutenção e ampliação da infraestrutura urbana do Acre, o Governo do Estado quer priorizar os recursos para cobrir a totalidade dos municípios com abastecimento de água e esgotamento sanitário. A meta é aumentar o índice de atendimento urbano de coleta e tratamento de esgoto de 20% para 70% em Rio Branco e 90% no interior do estado. A expectativa é que com a ampliação da cobertura do saneamento integrado, o índice de doenças causadas pela poluição das águas e dos solos sofra uma redução significativa.
Em pesquisa, foram destacados como prioridade os municípios com maiores problemas de saneamento básico, sendo contempladas, com melhorias no abastecimento de água e esgotamento sanitário, as regionais: Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Tarauacá/Envira e Juruá.
Os municípios que serão beneficiados com o sistema de água são: Xapuri, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro/vila Campinas, Porto Acre/Vila do V, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. E com esgotamento sanitário: Epitaciolândia, Brasileia, Assis Brasil, Xapuri, Acrelândia, Bujari, Capixaba, Senador Guiomard, Manoel Urbano, Sena Madureira, Feijó e Tarauacá.
De acordo com o diretor-presidente do Depasa, Gildo César, esses investimentos são frutos da determinação do governador Tião Viana em tornar o Acre uma referência positiva em saneamento básico para o Brasil. “Nesse primeiro momento, 12 municípios serão contemplados com esgotamento sanitário e outros dez com água. Isso significa um avanço de mais de 50% naquilo que se tem quanto à necessidade de tratamento do sistema de água e esgoto”, disse.
Mais da metade dos municípios do Acre estão sendo preparados para receber as obras de saneamento e Rio Branco segue com a execução dos trabalhos. “Na capital nós já temos obras em fase final que também garantem a implantação e melhorias para o novo sistema de saneamento básico. Com os recursos garantidos, podemos dizer que estamos adiante do que foi posto pelo governador para tornar o Acre uma referência positiva na questão sanitária”, afirmou.