quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

DEPASA de Manoel Urbano doa Sacolões a Familias Carentes

 

Além de oferecer água tratada a cem por cento da população murbanense, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (DEPASA) levou comida à mesa de pelo menos 50 famílias carentes de Manoel Urbano nesse final de ano. A ação foi idealizada pelo gerente da entidade, Izaute Barroso, que junto com os demais funcionários fez a entrega de cestas básicas durante o período natalino.
“Ajudar o próximo é um mandamento Divino. Portanto, consegui arrecadar 50 sacolões  e distribui nos bairros para famílias comprovadamente pobres, que necessitam de apoio social para alimentar os filhos. Durante a entrega pude comprovar a felicidade dessas pessoas quando são lembradas pela gente”, verbaliza Izaute.
O gerente justifica a ajuda lembrando seu passado. Filho de família carente, Izaute afirma que passou por inúmeras dificuldades quando criança. “Agora que tive a oportunidade, consegui colocar em prática esse meu pensamento de contribuir com os mais carentes”, finaliza.
A frente da gerencia do DEPASA em Manoel Urbano há 09 meses, Izaute Barroso participou das mudanças positivas do sistema de abastecimento de água do município, que recebia inúmeras reclamações de consumidores por conta da má qualidade de abastecimento.
As mudanças
Assim que assumiu o DEPASA, o gerente logo procurou buscar melhorias para uma das principais necessidades básicas das pessoas: a água tratada com fartura em suas casas. Izaute conta que colocou o pé na lama, e, junto com os funcionários da entidade, iniciou um difícil processo de troca e reparos na tubulação.
“Nossa gerência local recebia reclamação de problemas na rede diariamente. Hoje, podemos comemorar o fim dos reclames nesse setor, graças ao apoio do governo do Estado que deu o suporte para o nosso trabalho”, destaca.

Parceria com a prefeitura
“Seguindo determinação do Governador Tião Viana, que é trabalhar em parceria com a prefeitura local, logo procuramos estreitar as relações com a administração municipal. Assim, todo e qualquer ação do governo ou prefeitura no tocante a pavimentações de ruas, nossa equipe garante o rebaixamento dos canos para que as obras não danifiquem ou prejudiquem o abastecimento d’água”, observa o gerente.
Implantação de hidrômetros
Dando seqüência no processo de transformação do DEPASA de Manoel Urbano, após consertar a tubulação, foi iniciada a instalação dos medidores, ou seja, os hidrômetros em todas as residências.
“Atualmente posso garantir que 100% dos lares murbanenses tem os medidores. Com isso, nós estamos oferecendo maior controle do abastecimento. Acredito que com os hidrômetros vamos reduzir também o desperdiço de água”, afirma.
“Agradeço ainda o apoio fundamental do nosso diretor- presidente do DEPASA, Gildo  César que não mediu esforços para nos ajudar em Manoel Urbano”, reconhece.



Ampliação de rede
Outra conquista que vem sendo comemorada é quanto à ampliação de rede para vários pontos da cidade, inclusive para comunidades mais distantes. É o caso do ramal da alegria. De acordo com o gerente, com a chegada da rede hidráulica na referida localidade mais de 25 famílias passaram a receber  água tratada regularmente.
“Com muito esforço conseguimos atender a mais essa reivindicação popular do ramal da alegria, que passa a usar água de qualidade”, comemora.




    
            Atuação elogiada 
O trabalho incansável de Izaute Barroso atendendo os reclames da população tem rendido a ele e ao governo inúmeros elogios. Moradores do bairro palheiral, onde a água tinha dificuldade para chegar devido à distância aprovam o empenho da direção do DEPASA. “Cansei de ligar para eles (funcionários) pedindo que mandassem água para nossa rua e, de uns meses para cá, não é mais preciso porque o abastecimento foi normalizado”, afirma Francisca dos Santos, moradora. Fonte Senaagora