sábado, 19 de novembro de 2011

Prefeitura de Manoel Urbano e Pólo Base Indígena beneficiam cerca de 600 índios

O prefeito de Manoel Urbano, Francisco Mendes, disse que a ação da prefeitura, junto com os órgão indígenas, visa buscar uma melhor qualidade de vida aos povos que moram ao longo do Rio Purus
Márcio Farias

A Prefeitura de Manoel Urbano, em parceria com o Pólo Base Indígena do Distrito Alto Purus Dezei, Sezai e Secretaria de Saúde, realizaram um grande atendimento para a etnia Kulina no Alto Rio Purus, na Aldeia Ipiranga Velha.

Mais de oito aldeias estiveram presentes e reuniram mais de 600 índios, que receberam o beneficio oferecido pelo poder público municipal em parceria com os órgãos responsáveis pela comunidade indígena no município de Manoel Urbano.

Durante uma semana dois barcos levando médicos, enfermeiros, agentes de enfermagens, odontólogos e equipe do Pólo Base indígena, subiram o Rio Purus atendendo ao povo indígena e só teve seu término na Aldeia Ipirianga Velha, onde aconteceu o grande encontro das tribos.



Além dos atendimentos oferecidos aos indígenas, como pré-natal, saúde bucal, consultas médicas, palestras, campanhas de prevenção, todos ainda receberam medicamento.

O prefeito de Manoel Urbano, Francisco Mendes, que acompanhou a viagem, disse que esta ação da prefeitura, junto com os órgão indígenas, visa buscar uma melhor saúde para todos os povos que moram ao longo do Purus nos locais mais distantes.

“A prefeitura não pode deixar de realizar uma ação como essa, onde a gente pode observar no rosto de cada um, a alegria na hora da consulta. Além disso, ainda levamos brinquedos para as crianças indígenas e realizamos uma série de atividades culturais como torneio de futebol entre as aldeias, brincadeira da velocidade, pau de sebo, arco e flecha entre outras”, destaca Mendes.


"Estamos cumprindo como o nosso dever de gestor público e visando uma melhor qualidade de vida ao povo murbanense", diz o prefeito Chico Mendes
"Estamos cumprindo como o nosso dever de gestor público e visando uma melhor qualidade de vida ao povo murbanense", diz o prefeito Chico Mendes
Torneio de futebol entre as aldeias, brincadeira da velocidade, pau de sebo, arco e flecha entre outras, foram as atividades realizadas durante a programação.
Torneio de futebol entre as aldeias, brincadeira da velocidade, pau de sebo, arco e flecha entre outras, foram as atividades realizadas durante a programação.
"Com o apoio da prefeitura através do prefeito Chico Mendes chegaremos ainda mais longe com os nossos trabalhos".
"Com o apoio da prefeitura através do prefeito Chico Mendes chegaremos ainda mais longe com os nossos trabalhos".

A coordenadora do Pólo da Saúde Indígena de Manoel Urbano, Neiva da Silva, disse que o encontro ocorrido na Aldeia Ipiranga foi o fechamento anual dos trabalhos. A festa, segunda ela, proporciona além dos atendimentos médicos, lazer e cultura, o que significa o final de ano dos indígenas antecipado e o fechamento da programação do ano de 2011.

“Para nós que trabalhamos na área é muito significativo. E tudo isso só acontece devido ao esforço de cada um que contribui para que este evento possa acontecer, como também a realização positiva das ações realizadas ao longo de todo o ano”, diz.

Míriam Martins, que estava na coordenação do evento, destacou que as viagens acontecem mensalmente e os integrantes da equipe param em todas as aldeias para atender a população de cada localidade. De acordo com ela, a intenção é levar mais saúde, entretenimento e promover interação entre índios e brancos. “Com estes atendimentos, podemos observar que a cada viagem os índios estão mais saudáveis e as doenças diminuindo. Isso demonstra que o resultado tem sido positivo”, afirma.



Os vereadores Charles, Selma Mendes e Rubens, que também acompanharam o atendimento nas aldeias, elogiaram a forma de como os povos indígenas são tratados. Segundo eles, como fiscalizadores da população, puderam observar que quando se quer faz-se com qualidade. “Isso foi o que pudemos ver no alto Rio Purus:  a alegria no rosto de cada índio ao estarem recebendo atendimento médico e todas as ações culturais que são realizadas na zona urbana”, disse Selma.



Durante dois dias, toda a equipe ficou na localizada para atender a grande demanda. O cacique Francisco Kulina agradeceu, em sua língua, o apoio dispensado pela Prefeitura de Manoel Urbano. “Antes era difícil, mas hoje somos tratados como verdadeiros irmãos, o qual somos muito gratos em estarmos recebendo todos estes benefícios. O prefeito Chico Mendes está ajudando a combater as doenças que aparece em nosso povo. Além disso, tivemos uma verdadeira confraternização entre os povos indígenas e brancos”, comemora. contilnet