O senador Jorge Viana(PT) adiou para segunda-feira (21), às 10h da manhã, a leitura do relatório ao projeto de novo Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente.
A previsão é de que a proposta seja votada na quarta (23). Viana alegou necessitar de mais tempo para analisar as mais de 60 emendas apresentadas ao projeto e garantir um texto claro e preciso sobre as novas regras ambientais. Além disso, será possível ampliar os entendimentos sobre os pontos mais polêmicos do texto.
“O Código Florestal não é um tema fácil, nossa responsabilidade é grande e esta deve ser uma decisão do país. Poderia ter apresentado o relatório hoje, mas ele não estaria completo. Preferi evitar a apresentação de um texto que poderia trazer surpresas. Pontos que geraram polêmica não pode ter surpresa para nenhum lado. O tempo que precisamos agora é para aperfeiçoar o texto e buscar o entendimento”, afirmou.
Anexação do Acre - O senador Jorge Viana (PT) comemorou ontem, 17, na tribuna, os 108 anos da anexação do Acre ao Brasil, com a assinatura do Tratado de Petrópolis, que transformou em realidade ‘o desejo dos brasileiros que viviam e trabalhavam nos seringais desde o final do século XIX’.
Viana assinalou que a conquista do Acre, embora pouco conhecida pela maioria dos brasileiros, representa muito para o país. Além disso, acrescentou, a localização do território acreano é estratégica e está começando a mudar o mapa da economia do país, com o fortalecimento da integração entre as nações da América do Sul e o surgimento de uma nova rota de comércio, mais curta, com a Ásia e o oeste dos Estados Unidos.
“O lado brasileiro da Rodovia Interoceânica ficou pronto quando fui governador, com o apoio do presidente Lula. Este ano, o governo peruano concluiu a obra no seu território, o que se constituiu um dos maiores desafios da engenharia. Agora, é possível começar o dia na Amazônia brasileira e, antes do anoitecer, ver a neve nos Andes”, acrescentou. agazeta.