sexta-feira, 18 de maio de 2012

Governo e sociedade acreana consolidam a Carta de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia


O governo do Estado do Acre e setores representativos da sociedade civil acabam de consolidar a Carta de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que traduz os principais anseios e ações necessários para atender aos dois eixos centrais que serão debatidos na Rio+20: uma Economia Verde com Inclusão Social e a Erradicação da Miséria com Sustentabilidade.

A reunião conjunta, envolvendo três Conselhos Governamentais (CEMACT, CFE, CDRF) e os chamados Grupos Majoritários da Sociedade - elencados pela ONU -, ocorreu no dia 15, no auditório da Seaprof, em Rio Branco, sendo que algumas pautas e discussões avançaram para alcançar consenso apenas no dia seguinte.

Segundo o secretário de Meio Ambiente do Acre, Edegard de Deus, que presidiu a mesa, a Carta da Amazônia inicialmente partiu de uma proposta elaborada pelos secretários de Estado, coordenada pela chefe de Gabinete Civil, Márcia Regina Pereira. “A proposta foi enviada a esses grupos majoritários, que a discutiram e fizeram suas sugestões. Nos dias 17 e 18 deste mês, os Estados da Amazônia se reúnem em Manaus (AM), cada um com suas contribuições, para consolidar um documento que fale por todos nós. A Carta do Acre trata de diversos temas relacionados ao eixo central proposto pelas Nações Unidas, pois, na prática, estamos discutindo estratégias sustentáveis para a educação, o saneamento, a conservação da biodiversidade e a infraestrutura, entre outras.”