quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Tião Viana participa de lançamento do Bolsa Verde em Manaus

Imprimir E-mail
Escrito por Nayanne Santana, com informações do Blog do Planalto   
Ao lado da presidente Dilma, governador assinou termo de pactuação do programa Brasil sem Miséria na Região Norte
A presidente Dilma Rousseff lançou ontem, em Manaus (AM), o Bolsa Verde como parte integrante do Programa Brasil Sem Miséria Região Norte, e o governador do Acre, Tião Viana, esteve presente no lançamento, realizado no Teatro Amazonas.
Tião Viana e os governadores Confúcio Moura (Rondônia), Omar Aziz (Amazonas), Camilo Capiberibe (Amapá), Simão Jatene (Pará), José de Anchieta Júnior (Roraima) e Siqueira Campos (Tocantins) e as associações de municípios assinaram termo de compromisso para superar a miséria na região.
especial_290911_1.jpg
BOLSA Verde incentiva a conservação dos ecossistemas brasileiros e promove a cidadania dos moradores dessas áreas
“Este programa mostra a responsabilidade que o governo federal tem com o meio ambiente, com a Amazônia”, afirmou a presidente. Por meio do programa será repassado o valor de R$ 100, por mês, para aproximadamente 19 mil famílias que moram em Unidades de Conservação Federais e que tenham o compromisso de preservar esses locais.
As famílias contempladas devem ser cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal por meio do qual é feito o repasse dos valores do Bolsa Família. O Bolsa Verde, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), incentiva a conservação dos ecossistemas brasileiros e promove a cidadania dos moradores dessas áreas. O governo capacitou técnicos de várias partes do país para atuarem no programa.
Em outubro, 3,5 mil famílias já começam a receber o benefício. É o caso da beneficiária acreana Leonora Siqueira Maia, que receberá o Bolsa Verde junto com o benefício do Bolsa Família. “Com a complementação, vai valer a pena preservar a nossa área e a nossa água”, comemorou a moradora, de Sena Madureira.
especial_290911_2.jpg
“ESTE programa mostra a responsabilidade que o governo federal tem com o meio ambiente, com a Amazônia”, afirmou Dilma Rousseff
Para a presidenta Dilma Rousseff, o Brasil Sem Miséria somente será viável se ficar acima das diferenças partidárias e se “tivermos nossas cabeças, sentimentos e esforços voltados para a resolução desse grave problema de nosso país, que é a existência da população extremamente pobre”. Segundo ela, o Bolsa Verde é fundamental para contribuir para o modelo de crescimento brasileiro. “Esse é o casamento entre melhoria de renda e melhoria do meio ambiente.”
As atividades de proteção ambiental podem ser desenvolvidas em florestas nacionais, reservas extrativistas e de desenvolvimento sustentável, além de projetos de assentamento florestal, de desenvolvimento sustentável e de assentamentos extrativistas do Incra. Proteção de Áreas de Preservação Permanente (APPs), extrativismo com base em boas práticas e pesca com manejo adequado são algumas das atividades de preservação ambiental a serem contempladas pelo Bolsa Verde.
Para agilizar e facilitar o cadastramento da população, a presidente anunciou a instalação de 166 antenas fixas de conexão com internet, via satélite, em 160 municípios do Acre, Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Roraima e Amazonas. As antenas possibilitarão a identificação de comunidades que vivem em regiões mais isoladas, sem conexão à rede de computadores.