terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mais de 100 municípios do interior terão mudanças no repasse do FPM


Estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgado nesta segunda-feira aponta que 104 municípios do interior brasileiro terão mudanças nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2013.
O levantamento, feito com base nos dados da população brasileira divulgados pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) que balizam o cálculo do FPM, mostra que entre os 5.537 cidades do interior do país que recebem o fundo, 77 terão direito a uma maior fatia do fundo no ano que vem. Outros 27 municípios receberão repasses menores no próximo ano.
A grande maioria, 5.433, manterá no ano que vem o mesmo repasse a que teve direito neste ano. As estimativas populacionais de 2012 divulgadas pelo IBGE no último dia 31 apontam que houve um aumento de 3,1 milhões de habitantes na população brasileira.
A variação dos repasses ocorre em razão do aumento ou da diminuição da população dos municípios, já que o FPM é pago de acordo com faixas populacionais.
O coeficiente mínimo de repasse é para localidades com pouco mais de 10 mil habitantes e a maior taxa máxima de repasse é para as cidades com mais de 156 mil moradores. A CNM afirmou que os municípios podem contestar a estimativa do IBGE com recurso administrativo para tentar garantir uma maior cota de repasse do fundo.
A redução do FPM é um dos problemas elencados pela CNM para a gestão dos atuais prefeitos e dos futuros chefes dos Executivos municipais. A confederação vai conceder entrevista coletiva na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, onde também vai apresentar outros problemas enfrentados pelos gestores, como a prorrogação da isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI).
(Daniela Martins | Valor) G1. Globo.com

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Veja 10 temas que podem cair sobre ciências da natureza no Enem




Prova será no dia 3 de novembro, junto com ciências humanas. Professores de cursinho dão dicas sobre temas a serem estudados.


Para saber quais os temas que podem cair na prova de ciências da natureza (que inclui questões de biologia, química e física) aplicada no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sábado (3 de novembro), o G1 ouviu representantes de cursinhos e elaborou uma lista com dez assuntos:
VEJA 10 TEMAS QUE PODEM SER COBRADOS SOBRE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENEM
1) Pré-sal – Entenda as características da camada pré-sal de petróleo descoberta pela Petrobras no litoral brasileiro, a localização do depósito de petróleo e a importância econômica da descoberta, uma vez que o país pode se tornar um exportador de petróleo.
2) Ligações químicas – A química está presente no simples ato de lavar os cabelos. Entenda por que o cabelo fica melhor quando usamos o condicionador.
3) Imunização – É importante compreender como é o processo de imunização de um vírus como o H1N1, que provocou uma epidemia mundial da nova gripe em 2009.
4) Eletromagnetismo – Conceito que aparece nas questões de física, estuda as propriedades magnéticas das correntes elétricas e suas aplicações.
5) Transgênicos – Organismos geneticamente modificados, são produzidos a partir da transferência de genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro.
6) Termodinâmica – É um tema que relaciona os conceitos clássicos de termologia, temperatura e calor, e as leis que governam os processos de conversão de energia.
7) Ótica – Entenda o funcionamento da visão humana, e das lentes convergentes e divergentes, que podem cair em perguntas sobre física e biologia na prova.
8) Coração – Tema importante na área de saúde humana, é importante que o candidato compreenda como é o funcionamento do sistema circulatório do corpo humano.
9) Exame de DNA – O exame de DNA pode ser usado para definir paternidade e também para ajudar em investigação criminal. Saiba quais são os processos envolvidos.
10) Poluição do mar – O aumento da emissão de CO2 na atmosfera tem provocado alterações no ecossistema marinho. Entenda como isto acontece.

Veja as dicas dos professores para a prova

“As perguntas da prova de ciências da natureza são bastante contextualizadas e relacionadas a aspectos do cotidiano. Não houve um número fixo e constante, nos últimos anos de questões específicas de física, química ou biologia. Pelo contrário, tal como na prova de Ciências Humanas, na prova de Ciências da Natureza predomina a interdisciplinaridade. De qualquer maneira, é possível afirmar que as questões, que poderiam ser definidas como de Biologia, cobram bastante ecologia, genética e fisiologia animal e humana; já as que poderíamos dizer que são de física, estavam relacionadas à eletricidade e mecânica (cinemática e dinâmica) e as questões mais próximas aos conteúdos tradicionais de química, por assim dizer, estiveram relacionadas à físico-química e química ambiental.” –  Cursinho Oficina do Estudante, Campinas, SP
“Há alguns anos, essa parte da prova vem se parecendo muito com os vestibulares das mais diversas instituições, pois vem apresentando questões tradicionais das disciplinas Física, Química e Biologia. Entretanto, ainda são muito frequentes questões que pedem a interpretação de gráficos, tabelas, esquemas e figuras. Uma característica comum a quase todas as provas de anos anteriores é a presença de questões que relacionam as etapas de produção de diversas formas de energia com seus impactos diretos ou indiretos nos mais variados ecossistemas. Termoquímica, eletroquímica, eletrodinâmica,  termologia e ecologia são tópicos muito indicados para uma revisão final. ” – Guilherme Schatzer, Armando Muller e Ricardo Meca, CPV Vestibulares
“Ecologia e meio ambiente
- ciclagem de substâncias e como a interferência humana pode afetá-los;
- origem e destino de poluentes
- processo de geração de energia e sua interferência no meio ambiente
Processos fisiológicos em seres vivos
- mecanismos de imunização (soros, vacinas, reação a doenças parasitárias)
- processos reprodutivos (fecundação, reprodução assexuada, formação de esporos)
- saúde humana (análise de hemogramas, por exemplo)
- hereditariedade (DNA como molécula da hereditariedade, genética básica, transmissão de características)
Biotecnologia
- tecnologia de DNA recombinante (transgênicos, por exemplo)
- clonagem
- exames de DNA em medicina forense
Evolução
- principais teorias evolutivas (darwinismo, lamarquismo e neo-darwinismo)
- ação de seleção
- como a variabilidade surge (mutação e recombinação genética)” – Curso e Colégio pH
“O principal problema do Enem é a sua extensão. O aluno deverá treinar a exaustão a realização de provas em longos períodos para evitar o cansaço no dia da prova. Em relação aos conteúdos, o Enembusca sempre explorar habilidades e competências. Para que o aluno se prepare para um exame menos formal do que o dos vestibulares tradicionais, é fundamental ler jornais, revistas de divulgação científica, sites e blogs de ciência. Muita atenção aos enunciados e aos infográficos. Detalhe: muitas vezes as respostas já estão claramente lá!
Em ordem de importância enfoquem:
- Ecologia, principalmente problemas ambientais, lixo, relações ecológicas e ciclos biogeoquímicos.
- Programa de saúde. Revisem conceitos de saúde como a classificação de doenças (epidemias, endemias, pandemias), imunização (soro e vacina), principais parasitoses humanas.
- Genética. Os temas relacionados a engenharia genética como clonagem e transgenia estão sempre presentes.
- Evolução. Revisem as principais teorias evolutivas, mutações, bem como nas conquistas adaptativas de diversos grupos animais e vegetais (adaptações à seca, ao voo etc).
- Saúde e alimentação: Entenda os principais problemas relacionados aos maus hábitos de saúde (fumo, má alimentação, falta de atividade física) bem como suas principais consequências em nossos sistemas cardiovascular, respiratório, endócrino, excretor e nervoso.”
Rubens Oda, professor do Sistema Elite de Ensino do Rio de Janeiro

 As provas

O Enem será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.
Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.
As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

fonte voz do Acre

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Moradores da comunidade Itaúba comemoram chegada do ramal e abertura de ruas na localidade


(Prefeito Chico Mendes junto aos moradores da comunidade)
Os moradores da comunidade Itaúba, localizada na zona rural do município de Manoel Urbano, estão sendo atendidos com obras de infraestrutura que vão proporcionar uma sensível melhoria na região, principalmente no que se refere à acessibilidade. No local, a Prefeitura do município iniciou este mês serviços de terraplanagem, preparando o local para pavimentações futuras. 
Os trabalhos atendem uma antiga reivindicação da comunidade, tendo inicio graças à abertura do ramal que dar acesso a aquela localidade, realizada pela a prefeitura em parceria com o Governo do estado.
(abertura de ruas na localidade) 
Os serviços realizados fazem parte de uma proposta do prefeito Chico Mendes, de proporcionar a urbanização de localidades como a comunidade Itaúba, “aqui residem cerca de 20 famílias, melhorias na educação foram concretizadas durante nossa gestão, mas faltava o mais importante no momento, o acesso a cidade via terrestre, e graças a nossa parceria com o governo do estado, hoje se tornou possível” Comentou o Prefeito.
Com o acesso via terrestre, o programa do Governo federal que leva energia elétrica a comunidades rurais de todo o pais, o LUZ PARA TODOS devem ainda este ano chegar com o serviço naquela localidade.