sábado, 28 de abril de 2012

Política: Pastor João Pinatti declara apoio a projeto da FPA de Manoel urbano.


Em reunião na manhã deste Sábado (28) com integrantes da diretoria do PSB de Manoel urbano, o Pastor e empresário João Pinatti declarou apoio a pré – candidatura de Chico Mendes a prefeito. Segundo Pinatti a sua decisão foi embasa no resente histórico que o município vem passando no cenário político, e que segundo o mesmo o momento é de continuidade na filosofia de trabalho da atual gestão.

Segundo um dos  representantes do PSB Murbanense Francisco bezerra (foto a esq.) a adesão de João Pinatti a sigla, é vista pelo partido  como uma soma incalculável “ O Pinatti além de já ser amigo a muito tempo, agora temos o prazer de defender a mesma causa” afirma Bezerra.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Jogos da Floresta Chega a Manoel Urbano


Em Reunião na tarde desta terça-feira (24) membros da Secretaria Estadual de Esporte e lazer, anunciaram que o Município de Manoel Urbano será contemplado com os Jogos da floresta, que tem como objetivo possibilitar a pratica de esporte e lazer para os moradores de colônias, fazendas, seringais, projetos de assentamentos e comunidades ribeirinhas, através de um campeonato de futebol de campo e atividades de lazer, reforçando a socialização entre os participantes, dando assim uma ênfase ao caráter lúdico do evento.

O Campeonato terá sua  forma de disputa por eliminatórias simples em chaves e definidos por sorteios, com exceção do confronto final, as equipes classificadas em suas respectivas comunidades rurais se confrontarão, para decidir o titulo de campeão Municipal.

As Equipes campeãs municipais se confrontarão dentro de sua regional, e a equipe vencedora será representante de sua regional na fase Estadual.

Segundo Geraldo Dias que é um membro da secretaria Estadual de esporte e lazer, o mesmo frisou que essa e uma parceria entre Governo e prefeitura que busca uma forma de integração entre as comunidades rurais, e possibilita a pratica do esporte e lazer e que essa pratica esportiva tenha sequência pelas comunidades disse Geraldo.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Nossos parabéns!


O purusnet parabeniza no dia de hoje (23), o murbanense Márcio Levi pelo seu aniversário, nossos votos de muitas felicidades e sucesso.    

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Município e Estado buscam alternativas para um melhor serviço na Assistência Social em Manoel urbano


Aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), um encontro entre coordenadores da Secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Integrante da Assistência Social de Manoel urbano. Dentre os diversos pontos abordados no encontro um dos mais enfatizados foram em relação aos programas CRAS (Centro de referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de referência especializado de Assistência Social) que Segundo os coordenadores tem papel fundamental dentro de tal Secretária.

A Assistência Social de Manoel urbano passa por um processo de mudanças em sua gestão, segundo Márcia Dantas nova secretária, a meta é buscar o Maximo possível de eficiência dos serviços oferecidos por sua equipe à comunidade murbanense.
Novos coordenadores e colaboradores da Secretaria no município passam no momento, por um processo de capacitação oferecido pelo governo do estado através da Secretaria estadual de Desenvolvimento Social.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Educador fala do Atual Momento da Educação Municipal em Manoel Urbano

Poucos se lembram do Mobral, mas foi um dos pioneiros programas educacionais em nosso Município, porém inesquecível por quem por ele passou, principalmente pelas dificuldades na compra de um simples caderno e lápis, quanto o acesso ao GRUPO (nome dado a Escola na época), por aqueles que moravam as margens do Rio Purus ou em colônias próxima a Vila Castelo. O Programa cumpriu com o seu objetivo, os alunos que por ele passou adquiriram, conhecimentos que lhes serviram para toda a sua vida.
O Manoel Nunes já dizia eu preciso levar meus filhos do Seringal e procurar encaminha-los na vida, e só tem um caminho a Educação. É o desejo de todo pai, é olhar para filho e ver sua independência e o caminho é a educação.
Pois bem, somos gratos aos professores Antonio Bernardo, Ieda Araújo,  Nazira Anute, Antonia Mendes, Maria das Graças Alves da Rocha, José Ademaro, Francisco Soares Moreira, Ana Carvalho, Ivancy Almeida, Maria Vanusa Brandão de Souza, Joelma dos Santos e Valderone Ferreira e o exemplo de vida (Professora DIVA) que cumpriram com o seu papel, deixando para nós, a responsabilidade em atingir algo sonhado por todos, uma educação melhor para os nossos filhos.
Quem não se lembra das dificuldades da Mariquinha como Secretária, dos desafios da Francisca, foram elas que por mais tempo estiveram à frente de nossa educação municipal, muita coisa mudou, saímos de uma situação muito critica e nível de fundamental incompleto a ensino médio completo foi assim do Mobral ao Pró-Formação. Em seguida tivemos a passagem muito rápida dos Secretários Morais e Jansen, estes tiveram a consciência de que nossa Educação precisava de alguém da área com formação pedagógica e veio a contribuição da Professora Deuslande Ribeiro, esta por sua vez encontrou a situação muito, mais muito critica, e tentou desempenhar um papel pedagógico diferenciado e mostrando o caminho certo por onde tínhamos que trilhar, mais não encontrou apoio  nem naqueles que outrora chamaram para vim ser secretária. Por fim em novembro de 2007, outra mudança, esta pra mim no momento, a mais sem sentido, tirar na época o Mendes da Câmara e colocar na educação, pensei: este ai demora menos que o Jansen (06 meses), bem, este está até hoje depois de 4 anos. Não tenho nada contra nenhum dos ex e atual secretários. Verdade tem que ser dita todos contribuiu, mas o Mendes pegou uma Carroça que ninguém queria: as Escolas Rurais caindo, outras mais parecia umas casas de farinha (palhoça), as Escolas Urbanas era de dar tristeza, as salas de aulas um forno, os professores desmotivados com salário um pouco mais de R$ 500,00, o pessoal de apoio esse não chegava a R$ 400,00 e o Município com o pior IDEB do Acre. 
Bem hoje conquistamos com união e esforço dos professores, diretores coordenadores de ensino e administrativo, nosso pessoal de apoio, comunidade escolar e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação comandada pelo Secretário e o Prefeito, um dos melhores resultados do IDEB no Acre, temos um salário de professor em termos de Municípios um dos melhores, o pessoal de apoio ganhou 50% de aumento, o vigia chegou a até 70% com adicional noturno, com ajuda do SINTEAC temos um dos melhores Plano de Cargo e Carreira e Salário do Acre, temos formação continuada, concluímos nosso tal sonhado nível superior com ajuda do Governo do Estado e Prefeitura através da UFAC, nossas Escolas Rurais todas no mesmo patrão, muitas recebendo banheiro em alvenaria com água e bebedouro industrial, ventiladores (sou testemunha da Escola Francisca Rezende nunca imaginei ver banheiro e água, quando lá fui Professor no inicio da minha carreira), Transporte Escolar de qualidade e por ultimo nosso processo democrático de escolha na gestão de nossas Escolas, isso sim é reconhecer o que conquistamos até hoje, com ajuda de muitos (entres eles a Alcilene Ribeiro) a dedicação e simplicidade da Professora Socorro Veloso a humildade e persistência da Carma, juntamente com sua equipe, o Jair Bezerra, Tavares enfim todos aqueles ajudaram nessa conquista, sabemos que tem muito a ser feito, e que problemas sempre existirão, mas cada um de nós temos que dar nossa parcela de contribuição, assim sempre vamos deixar nossa semente plantada, esta foi a maneira de dizer a todos que precisamos valorizar o que conquistamos.
Parabéns Mendes você e sua equipe e a todos educadores.

José Maria
Professor da Rede Municipal de Ensino


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Faltam três semanas para o fechamento do cadastro eleitoral


Termina no dia (09) de Maio o prazo para o eleitor requerer alistamento eleitoral, transferência de domicilio, segunda via e revisão de dados. Por isso, o tribunal Regional Eleitoral do Acre (TER-AC) reforça a orientação para que os cidadãos que necessitam de tais serviços os busquem o quanto antes, de modo a evitar filas nos últimos dias de prazo.

Para garantir o atendimento ao eleitor, os cartórios funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, a lei Eleitoral determina o fechamento do cadastro eleitoral alguns meses antes das eleições, de modo a evitar fraudes. A reabertura do cadastro ocorre logo após a realização do pleito eleitoral.

Vale reforça que alistamento eleitoral é obrigatório para todos os maiores de 18 anos, facultativo para os Analfabetos, os maiores de 70 anos, os maiores de 16 anos e menores de 18 anos.

Escrito por Ascom  TRE- AC

domingo, 15 de abril de 2012

Secretário Estadual de Desenvolvimento Social discute em Manoel urbano Melhorias para o setor no Município


Na tarde deste Domingo (15) o Secretário de Desenvolvimento Social do Estado Antônio torres e o Prefeito de Manoel urbano Chico Mendes estiveram reunidos para discutir melhorias e novas ações da secretaria no município, na oportunidade Márcia Dantas foi apresentada como  nova gestora de tal secretaria em Manoel urbano. 


Entres os diversos temas discutidos no encontro, Prefeito e Secretário falaram da responsabilidade de estar à frente da gestão pública, segundo Torres todo o apoio será dado por parte de sua Secretaria ao município.


Uma equipe da secretária Estadual estará ainda no mês de abril no município para um período de capacitação com os novos coordenadores de diversos programas ligados a Assistência Social murbanense. purus acontece


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Governador Tião Viana Anuncia Investimento Histórico para Manoel Urbano




 Foi em meio ao povo Murbanense que o Governador Tião Viana iniciou os inícios dos trabalhos da Etapa Final do Programa RUAS do POVO no Município de Manoel Urbano, o Evento aconteceu Nesta quinta-feira (12), O Governador anunciou um investimento de mais de 17 Milhões de Reais, que garantiram a população Murbanense acesso a vias pavimentadas e sistema de Esgotamento sanitário que são proporcionais ao montante que o município receberá em investimentos.


 O Governador Tião Viana em seu discurso frisou dizendo “É com muita satisfação que venho ao município de Manoel Urbano, para falar sobre esses investimentos que garantem a população que mais precisam de uma saúde melhor e uma vida digna, e com esforço que geramos empregos, levamos pavimentação, água esgoto”. Isso e proteção de vida e desenvolvimento.


 O Prefeito de Manoel Urbano Chico Mendes em seu discurso frisou dizendo “nunca nossa cidade recebeu um investimento desta proporção, agradeço ao nosso Governador por seu empenho e sensibilidade que tem pelo nosso município, e digo também que às vezes agente sonha tanto que às vezes não imaginamos que esses sonhos não chegarão tão rápido, mas eu tive o prazer de sonhar o melhor para meu povo, que agora estarão realizando seus sonhos graças ao nosso Governador Tião Viana e Equipe que vão pavimenta todas as Ruas de Manoel Urbano”.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Política: Raimundo Adrião adere ao projeto da FPA murbanense



Prefeito Chico Mendes, Adrião e Rubens Martins em reunião com Carioca.

A Frente Popular de Manoel Urbano ganhou neste final de março reforço ao seu projeto político. Raimundo Adrião, considerado político de expressão na cidade, aderiu à Frente Popular de Manoel Urbano.

"Minha escolha foi baseada no melhor para Manoel Urbano nesse momento que o Município começa a ter novos rumos", comentou Raimundo Adrião.

Raimundo Adrião foi candidato a vice-prefeito na última eleição na chapa de oposição.
 
purus on line

Nossos parabéns aos vereadores Margarida Lopes e Charliton Brandão


Comemora-se nesta quarta feira (11) O Aniversario dos vereadores Margarida Lopes e Charliton Brandão, os mesmos exercem cargos de vereadores em Manoel Urbano.

Ficam aqui nossos votos de parabéns aos nobres vereadores que Deus possa ilumina suas caminhadas com muita saúde e felicidade. 

terça-feira, 10 de abril de 2012

SEAPROF de Manoel Urbano Inicia Entregas de Sementes de Feijão para produtores Rurais


Com Intuito de aumentar a produtividade no município, a SEAPROF de Manoel Urbano esta realizando entregas de sementes de feijão a produtores rurais que queiram garantir o produto para suas comercializações, com isso o Governo do Acre tem como objetivo garantir a  subsistência e da oportunidade para geração de renda para o pequeno produtor.

 Segundo o Gerente da unidade local Elio Ferreira, cada produtor rural receberá cerca de 20 quilos de sementes de feijão, e que a ideia é que cada produtor beneficiado com as sementes devolva a mesma quantidade, Elio também resaltou que a intenção e de atende 150 famílias no município, o mesmo aproveitou para convidar as famílias de agricultores para  que compareçam na sede local para garantir suas sementes.
   
As pessoas que forem comparecer na sede Local para adquirir as sementes compareçam com CPF e RG.

domingo, 8 de abril de 2012

Igrejas Evangélicas de Manoel Urbano Realizam Segunda Edição da Macha Para Jesus


Uma grande caminhada pelas ruas de Manoel urbano mobilizou evangélicos na tarde deste Domingo (8). É a segunda edição da Macha para Jesus em Manoel urbano, evento realizado pelas Igrejas evangélicas do município que tem como propósito promover a paz, união, fé unidade espirituais entre os simpatizantes da palavra de DEUS.

 O evento teve inicio por volta das 15h em frente à antiga loja do Neo, e percorreu assim as principais ruas de Manoel Urbano com muita euforia por partes dos jovens, o evento se encerrou por volta das 17h em frente à Igreja Assembleia de Deus.

                                   veja as fotos do Evento


                       Evento Realizado em 08\04\2012 Manoel Urbano Acre

sábado, 7 de abril de 2012

Evangélicos de Manoel Urbano Irão Realiza 2ª Edição da Macha para Jesus


Os Evangélicos de Manoel Urbano estarão realizando neste Domingo (8) de abril mais uma Edição da macha para Jesus, que será realizada a partir das 14:00 horas tendo como ponto de partida em frente à antiga loja do Neo, o movimento da macha estará sendo realizada por todas as Igrejas Evangélicas de Manoel Urbano.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Católicos de Manoel Urbano Celebram Sexta feira Santa Com Via Sacra e Encenação da morte de Cristo


Uma Grande demonstração de Fé pôde ser visto nesta sexta feira santa (6) na cidade de Manoel Urbano, quando jovens atores do grupo de jovens JCM encenaram a via sagra, numa emocionante apresentação que foi acompanhada por centenas fies pelas ruas da cidade.

Realizada durante a semana santa, a via sacra é um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a paixão e morte de cristo. Durante a cerimônia, enquanto o sacerdote lê trechos dos Evangelhos, os católicos meditam diante 14 estações que representam as principais cenas da saga de Jesus.


Estação (1) Jesus é condenado à morte; (2) Jesus carrega a crus às costas; (3) Jesus cai pela primeira vez ;(4) Jesus encontra a sua mãe; (5) Simão cirineu ajuda Jesus; (6) A verônica limpa o rosto de Jesus; (7) Jesus cai pela segunda vez; (8) Jesus encontra as mulheres de Jerusalém; (9) terceira queda de Jesus; (10) Jesus é despojado de suas vestes; (11) Jesus é pregado na cruz; (12) Jesus morre na cruz; (13) Jesus morto nos braços de sua mãe e (14) Jesus é enterrado.     

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Católicos Murbanenses se preparam para a sexta feira santa


Celebra-se nesta sexta feira (06) de abril a sexta feira santa ou sexta feita da paixão, data em que os cristãos celebram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultamento de Jesus cristo, A celebração da morte do senho consiste, resumidamente, na adoração de cristo crucificado, precedida pela liturgia da palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes.  

Veja a Programação para a Sexta Feira Santa

Das 07:00hs as 15:00hs Adoração ao santíssimo sacramento local Igreja matriz
Ás 15:00hs Celebração da paixão de cristo em seguida local Igreja matriz
Via sacra e encenação da paixão de cristo pelas ruas de Manoel Urbano 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Acre: R$ 4,7 bilhões investidos até 2014



O Acre será o primeiro Estado do Brasil, segundo o Ministério das Cidades, a zerar o déficit habitacional. Será  investido R$ 1 bilhão em habitação e só a Cidade do Povo terá  mais de dez mil unidades, além de escolas, centro de saúde e toda infraestrutura necessária. A pedido do Sindicato dos Moveleiros, o governador Tião Viana se comprometeu a comprar esquadrias de madeira da indústria acreana para as casas que serão construídas.
Na piscicultura o investimento no complexo industrial será de R$ 50 milhões, além de R$ 35 milhões para a construção de cinco mil tanques e açudes. No ano passado foram construídos 1.169 tanques e a meta para este ano é de duas mil unidades. Nos polos e agroindústrias nos municípios, serão investidos R$ 52 milhões. Há ainda os sistemas de transportes, os R$ 216 milhões na economia florestal, os R$ 35 em educação e os R$ 40 milhões na Secretaria de Pequenos Negócios.


Segundo o presidente da Fieac, Carlos Sasai, a classe industriária tem boas expectativas em relação aos investimentos para este ano no setor. “O verão está chegando mais cedo e traz esperanças para a gente em todos os setores. Esperamos que todos esses recursos que serão investidos tragam novo ânimo para o setor. Nós estaremos de mãos dadas com o governador para que possamos atender todas as demandas do setor público”, comentou.
Saneamento integrado é uma das áreas que vai receber grande atenção do governo até 2014. Serão R$ 822,6 milhões investidos na melhoria do sistema de abastecimento de água e captação de esgoto. A pavimentação de ruas em todos os municípios (658 quilômetros) também recebe um investimento alto: R$ 553 milhões. O turismo, uma das áreas que mais gera emprego, não ficou de fora no mapa de recursos desta gestão. Serão R$ 23 milhões aplicados no setor, R$ 4,5 milhões somente na Escola de Gastronomia e Hospitalidade, que já inicia as primeiras turmas neste semestre. “O Acre vai ser referência em gastronomia na Amazônia, e os nossos jovens já  começam a ser treinados para isso. Em Xapuri, no Seringal Cachoeira, já temos o maior circuito de arvorismo”, disse Tião Viana. agencia de noticia do acre

domingo, 1 de abril de 2012

Prefeitura de Manoel Urbano Entrega Escola Reformada A Moradores da BR 364

Na manhã deste Domingo (1) A Prefeitura municipal de Manoel Urbano através da secretaria de Educação entregou mais uma Escola reformada na zona rural do município Trata-se da Escola Francisca Rezende de Lima no km 60 BR 364 sentido Sena Madureira unidade que atende cerca de quarenta alunos do 1º ao 5º ano, passou por diversas melhorias. Bebedouro, climatização com ventiladores e banheiros em alvenaria foram algumas das melhorias recebidas pela escola.

Os recursos usados na reforma são oriundos do fundeb, pro acre e recursos próprios segundo o secretário de educação do município Jazanias Mendes, o Prefeito Chico Mendes também compareceu ao evento e Ambos frisaram que todas as unidades escolares da zona rural de Manoel urbano passarão pelo mesmo processo de melhorias ate o mês de maio.

Em grande numero moradores da região e adjacentes compareceram ao evento, segundo o morador da comunidade Sr Gino José de Almeida (49), com a melhoria que a educação municipal vem passando nos últimos anos só resta aos alunos aproveitar o Maximo, Gino em sua fala ainda relembra das dificuldades sofridas por ele nos tempos em que frequentava a escola “fico feliz em poder presenciar esse momento, coisa que nos meus tempos de jovem não tive essa oportunidade” Finaliza o morador.